O truco é um jogo no qual exige, paciência, habilidade e malandragem. Queira ou não, você só vai ter mais chance de ganhar roubando, não estou querendo dizer que no truco tem que ter roubo, mas muitos o fazem. Só que no truco, 99% das vezes tem algum tipo de malandragem por traz. Só que se você for roubar, não deixe ninguém descobrir, se não poderá perder o jogo. Uma dica, é você primeiro treinar bastante seus "camaços", para só depois praticar. Bem vamos então as regras!

Primeiramente, que no truco existem várias formas de se jogar, ou seja, algumas pessoas jogam diferente. Mas eu vou ensinar as regras oficiais do truco. Mas lembrando que em alguns lugares essa regra pode mudar.
  • O truco joga-se com um baralho (inglês) de 40 cartas. As ordens das cartas da maior para a menor são as seguintes : 3-2-A-K-J-Q-7-6-5-4 de todos os naips. 
  • O truco é jogado com 4 participantes: 2 duplas. Lembrando que o jogo corre sentido anti-horário.
  • No truco não é permitido cantar jogo, ou seja, EX: "você tem o que parceiro-faz a primeira". Enfim somente é permitido passar sinal e nada mais. Se for pego falando no truco será eliminado, dando assim a vitória aos adversários. Então fale somente o necessário.
  • As manilhas serão definidas conforme o vira. O vira é feito depois das cartas serem distribuídas a todos os jogadores. As manilhas são as quatro cartas de mesmo valor e de todos os quatro naips, que mata qualquer outra carta que não seja manilha. Mas as manilhas também podem matar outras manilhas, isso ocorre, pois existem manilhas maiores que outras. EX.: (Az de zap [ mata todas as manilhas e cartas comuns]), (Az de copas [ mata todas as manilhas e cartas comuns, menos zap]). (Az de espadas [ mata apenas ouro e as cartas comuns]), (Az de ouro [ mata apenas as cartas comuns]). O Az foi apenas uma citação, mas poderia ser outra carta no lugar do Az. Lembrando que nunca mudará a ordem dos naips, ou seja, o zap(o simbolo da arvorezinha) sempre será o maior, o copas(o simbolo do coração) sempre será o segundo maior, a espada(o simbolo da espada) sempre será o terceiro maior, o ouro(simbolo parecido com um triangulo) sempre será o menor. Lembrando que só os naips das manilhas tem valor, os naips das demais cartas não possuem valores.
  • As cartas ceram entregues de três em três, começando pelo primeiro jogador à direita de quem deu as cartas.
  • O corte é feito pelo jogador à esquerda de quem deu as cartas. O jogador que for cortar só poderá dar apenas três cortes no baralho. O mesmo também poderá, ao invés de dar os três cortes, dar um ou dois cortes e pegar uma ou duas cartas. Mas não poderá queima-la e nem mostrar a seu parceiro.
  • O jogo começa pelo primeiro jogador a direita de quem deu as cartas, o mesmo deverá prosseguir jogando sua carta, lembrando que na primeira mão não poderá correr no monte. Correr no monte é quando você não quer que ninguém veja sua carta.
  • Ganha a primeira queda quem fez duas mãos, ou seja, cada queda tem três rodadas chamadas de "mãos", então quem fizer duas mãos ou duas rodadas das três possíveis ganha a primeira queda, levando um ponto (se não tiver trucado). No truco não existe um limite mínimo ou máximo de quedas, pois isso vai depender das pontuações. por exemplo, eu posso jogar duas quedas valendo 6 pontos cada uma, ou jogar quatro quedas valendo 3 pontos cada uma, por isso não tem limites.
  • No jogo de truco você pode elevar a pontuação da queda gritando "truco, para elevar à 3 pontos a queda", "seis, para elevar à 6 pontos a queda", "nove, para elevar à 9 pontos a queda" ou "doze, para elevar à 12 pontos a queda". Lembrando que a dupla não poderá gritar truco, e logo em seguida gritar seis. Por exemplo: A dupla [A] grita truco, só poderá gritar seis a dupla [B], e se a dupla [B] gritar seis só poderá gritar nove a dupla [A] e assim sucessivamente vai alternando.
  • No truco também é possível empatar. Empatar é quando um jogador de cada dupla joga na mesa o mesmo valor de carta, quando isso ocorrer terá 5 opções de desempate:
  1. Quando empatar na 1°: O desempate será feito na segunda mão. O desempate é feito, mostrando a sua maior carta, então quem tiver a maior carta ganha o desempate. No caso de empate também pode-se pedir truco, afinal o nome do jogo é truco, então você poderá pedir truco a hora que quiser.
  2. Quando empatar na 2°: Se acaso empatar na segunda, ganha quem fez a primeira. É por isso que dizem que a primeira mão é sempre importante fazer, custe o que custar.
  3. Quando empatar na 3°: Se acaso empatar na terceira, ganha quem fez a primeira.
  4. Quando empatar na 1°e na 2°: Nesse caso ganha quem fizer a terceira mão.
  5. Quando empatar na 1° na 2° e na 3°: Nesse caso ganha quem deu as cartas.
  • MÃO DE ONZE: Mão de onze é quando uma dupla chega aos onze pontos. Quando isso ocorrer, ninguém poderá pedir truco, nem 6, 9 ou 12 pontos. Se isso vir à ocorrer quem pediu uma dessas opções perde o jogo, dando assim a vitória à seus adversários.
  • MÃO DE FERRO: Quando ambas as duplas alcançam os onze pontos. Quando isso acontecer o jogo será jogado no escuro, ou seja, sem ver as cartas. Nesse caso continua com o mesmo procedimento, mas a única coisa que muda é que ninguém vai ver as cartas. Você simplesmente vai escolher qual carta você irá jogar. Nesse caso também, não poderá pedir truco, nem 6, 9 ou 12 pontos. Se isso vir à ocorrer quem pediu uma dessas opções perde o jogo, dando assim a vitória à seus adversários.  
  • O objetivo do jogo é ganhar o máximo de quedas possíveis e chegar aos 12 pontos. Quem chegar aos 12 pontos primeiros ganha a partida, ganhando assim 1 boi. Boi é quando alguém ganha a partida, ai então é feito outra marcação. Essa marcação com bois só existe, por que antigamente os grandes fazendeiros da época jogavam um jogo similar ao truco, valendo bois de verdade. Então quando a dupla de fazendeiros ganhavam a partida, eles ganhavam um boi como aposta. Então quando se ganhava boi, começava-se uma nova disputa para empatar na quantidade de bois ou passar essa quantidade, diminuindo ou ganhando mais bois. E assim o jogo se estendia até que alguém saísse ganhando ou perdendo. 
Bom essas são uma das regras do truco! Se quiserem saber mais mande-me seu comentário, ou um e-mail para: rafaelossuna95@hotmail.com 

BOM JOGO E BOA DIVERSÃO!

0 comentários:

Postar um comentário