< BOZÓ >

O bozó ou general é um jogo com 5 dados, no qual participam duas ou mais pessoas, sendo recomendado até 6 jogadores, pois além disso o jogo ficaria muito enrolado. O objetivo é realizar a maior pontuação possível. Nesse caso, quem tiver a maior pontuação ganha o jogo.
No bozó pode-se jogar individualmente (cada um por si) ou em parceria (formando duplas ou trios). O jogo corre sentido horário e se constitui basicamente em 3 etapas :
1°- Decidir a ordem do jogo, ou seja, desde quem é o primeiro a jogar até quem é o ultimo a jogar. lembrando que deve se organizar de forma que corra em sentido horário e ao mesmo tempo por ordem de participantes sem ficar pulando jogador.
2°- Decidir quem irá marcar a pontuação do jogo.
3°- Início e termino do jogo.
Cada jogador terá 3 chances de jogar os dados --detalhe: Utiliza-se um copo, geralmente de couro de vaca, para poder chacoalhar os dados.
 
Então começa-se o jogo com o primeiro jogador. O participante coloca os 5 dados dentro do copo e chacoalha até misturar bem e depois os lança na mesa, removendo o copo com cuidado para não desvirar os dados. Lembrando que na hora de misturar os dados no copo, a boca do mesmo deve permanecer fechada para que ninguém possa ver os dados e também para não cair para fora. Feito então o primeiro lance, o jogador ainda terá mais duas vezes para lançar os dados. Então, depois da primeira jogada, ele escolherá qual jogo quer. No bozó você pode escolher qualquer um entre, ÁZ-DUQUE-TERNO-QUADRA-QUINA-SENA-FULL-SEGUIDA-QUADRADA OU GENERAL, que são todos os jogos possíveis. Só que a marcação que você fará, depende das pedras que vier. Pois lógicamente você pode marcar o que quiser, mas um bom jogador segue a estratégia. Então vamos supor que na primeira jogada veio um / .  :   ...   ::  ::: / Nesse caso, pode-se tentar tirar uma quina nas duas próximas jogadas que ainda restam. E fazer assim uma seguida, se caso conseguir a pedra. Neste caso, você pode tirar o ÁZ ou SENA para tentar tirar uma quina. Vamos supor que veio uma quina na terceira e ultima jogada, óbviamente conseguiu-se fazer uma seguida. feito isto, marca-se a pontuação do jogo. Neste caso, a seguida vale 20 pontos se for normal e 25 se for de boca.
A pontuação pode ser feita de várias formas, dependendo do que o jogador escolher.
Por exemplo: O dado contém 6 lados diferentes, numerado de 1 à 6. Sendo chamados de: az-duque-terno-quadra-quina e sena.
Existem ainda quatro jogos diferentes, denominados: full-seguida ou sequência-quadrada-general.
Então usando a tabela de pontuação apresentada a seguir, você escolhera qual das opções quer marcar.







Por exemplo: quando lançar os dados, mostra-rá certos valores. Então com base nesses valores, organize seu jogo de acordo com a tabela. Mas para isso, é preciso que entendam como marcar.

< MARCAÇÃO DOS PONTOS >

Quando jogar os dados, ele te dará 5 valores. Então usando-se a estratégia básica, você escolherá os valores que mais se repetem e/ou os que valem mais pontos.
Para você poder entender o que deve marcar, é só você lembrar-se de que deve marcar a soma dos valores obtidos por determinado jogo que escolheu, com exceção de FULL-SEGUIDA-QUADRADA E GENERAL. Pois estes jogos ja tem pontuações definidas.

Por exemplo: Eu escolhi a quadra para marcar, pois haviam 3 pedras marcando quadra. Então eu somo as três pedras de quadra, que totalizará 12 pontos. feito isso, eu marcarei na tabela, 12 pontos em quadra.

Mas lembrando que essa demonstração foi feita utilizando-se as três jogadas que cada um pode dar.
Mas quando for jogar, você escolhe o que irá marcar.
Na marcação de pontos você não pode somar todos os valores, você tem que escolher um jogo, para depois poder somar. por exemplo: Se eu tiver 2 duques e 3 quinas, na primeira jogada das três possíveis. Primeiro eu tenho que escolher qual jogo eu quero marcar. vamos supor que eu queira a quina, pois vale mais pontos e é a que mais se repete. Então eu somo tudo, o que totalizará 15 pontos, e marco na tabela em quina. Mas se observarem tem um FULL de boca também. Então eu posso marcar 15 pontos na tabela, em FULL.
< DEFINIÇÃO DOS JOGOS >
 
  • ÁZ: Soma dos valores das pedras de áz. A pontuação, pode variar entre 1 e 5 pontos.
  •  
     
  • DUQUE: Soma dos valores das pedras de duque. A pontuação, pode variar entre 2 e 10 pontos.

  • TERNO: Soma dos valores das pedras de terno. A pontuação, pode variar entre 3 e 15 pontos.

  • QUADRA: Soma dos valores das pedras de quadra. A pontuação, pode variar entre 4 e 20 pontos.

  • QUINA: Soma dos valores das pedras de quina. A pontuação, pode variar entre 5 e 25 pontos.

  • SENA:  Soma dos valores das pedras de sena. A pontuação, pode variar entre 6 e 30 pontos.
 
  • FULL: composto por uma trinca e um par, independente de qual valor seja. Sua pontuação pode variar entre 10 e 15 pontos. Se for feita normalmente utilizando-se as trê jogadas, marca-se 10 pontos. Se for feita de boca, marca-se 15 pontos.

  • SEGUIDA: composto por uma sequência direta de 5 valores ordenados. Sua pontuação pode variar entre 20 e 25 pontos. Se for feita normalmente utilizando-se as trê jogadas, marca-se 20 pontos. Se for feita de boca, marca-se 25 pontos.

  • QUADRADA: composto por quatro pedras iguais, independente de qual valor seja. É preciso que não confundam quadra com quadrada, pois ambos os jogos são diferentes.
    A quadra é a soma de todas as pedras de 4. E quadrada são quatro peças iguais de qualquer valor. Sua pontuação pode variar entre 30 e 35 pontos. Se for feita normalmente utilizando-se as trê jogadas, marca-se 30 pontos. Se for feita de boca, marca-se 35 pontos.

  • GENERAL: Sendo o mais complexo e o mais difícil de se fazer, ele é composto por 5 pedras exatamente iguais, independente de qual valor seja. Sua pontuação pode variar entre 40 pontos ou vitória imediata. Se for feita normalmente utilizando-se as trê jogadas, marca-se 40 pontos. Se for feita de boca, é declarado vitória instantânea.

  • Para essas marcações requer cuidado para não perde-las, pois são as que mais valem pontos.

Quando, full-seguida ou quadrada sair de boca, ganha-se 5 pontos de bônus. seus valores reais são 10,20,30 e 40.
O general feito de boca, é declarado vitória imediata do participante, dupla ou trio. porém é o mais difícil de se conseguir.
  • O termo boca, é dado ao jogo que é feito em um lance só, dos três possíveis.


< JOGANDO-SE EM DUPLAS OU TRIOS >

 
Para se jogar em duplas ou trios é muito fácil. Quando for dupla, os parceiros sentam-se um de frente para o outro. Já de trio, os parceiros sentam-se em triângulo. Na hora de jogar os dados, segue-se o sentido horário, até que todos tenham jogado os dados. Mas na marcação só irá marcar 2 pontuações, da equipe 1 e equipe 2. Para isso é preciso decidir qual dos jogadores de cada equipe fez o melhor jogo. Depois é só marcar a pontuação na ta bela.





< VAMOS SIMULAR UM JOGO PARA QUE SE ENTENDA MELHOR >



Na mesa tem quatro pessoas jogando em duplas. Primeiramente vamos decidir por votação quem irá marcar a pontuação. Este terá de marcar corretamente a pontuação e jogar ao mesmo tempo. Depois decidir a ordem dos jogadores de acordo com o sentido da mesa, no caso sentido horário. Logo em seguida começa-se o jogo, com o jogador 1. Ele jogará o copo três vezes, mas se for necessário ele jogar só uma ou duas vezes, não tem problema. Pois três vezes é o máximo que se pode jogar o copo.
Então depois ele anunciará para quem está marcando, os pontos que obteve, e o mesmo marcará sua pontuação. Mas não marcará definitivamente, pois ainda resta jogar seu parceiro. Feito sua jogada ele passara sua vez ao próximo jogador, e assim se repete até todos terem feito suas jogadas, e decidido por definitivo qual dos participantes fez o melhor jogo, marcando assim a pontuação da equipe 1 e 2. No término do jogo, conta-se a pontuação das equipes. A que fizer mais pontos ganha.
 
ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER DE ALGUMAS DICAS DO BOZÓ
 
 
 
 

26 comentários:

Unknown disse...

Bem útil esse artigo sobre o bozó mais quem for usar para trabalhos escolares verifique bem porque existem palavras erradas.

Unknown disse...

Se o general tiver torado e eu fizer de Boca o jogo acaba?

Unknown disse...

Se o general tiver torado e eu fizer de Boca o jogo acaba?

Unknown disse...

se o general tiver torado voce não ganha pois o mesmo foi invalidado ok?

Unknown disse...

se o general tiver torado voce não ganha pois o mesmo foi invalidado ok?

Anônimo disse...

Quando fizer de boca o general, mesmo torado, você ganha sim.

Unknown disse...

Olá fiz um general de boca de quina mas já tinha o general e a quina isso vale ou não..

Unknown disse...

Vou citar a quina se eu fizer general de boca de quina tendo o feito a quina e o general normal do jogo vale ou n...

Anônimo disse...

Vale sim..Vc ganha o jogo

seguidor disse...

Ganhei tirei general de boca 😁

Anônimo disse...

Bom dia!
Gostaria de esclarecer uma duvida.
Temos um grupo de amigo e brincamos quase que diariamente, alguns dias atras surgiu a duvida, quando um amigo vez general de boca.
Ele já tinha general, gostaríamos de saber se mesmo assim o general de boca tem validade para eliminar o jogo e dar a vitoria a ele, grato?

Unknown disse...

Olá eu fiz uma general na segunda tentativa mas ele estava cortado mas precisava de quadrada posso jogar apenas 1 dado e tentar desfazer o general ?

Anônimo disse...

Olá boa noite, gostaria de saber, se quando cantamos a pedra e acertamos um e erramos as outras necessito muito saber se considerarmos a pedra em questão. Grata

Anônimo disse...

Dúvida....quando for começar o jogo e daí eu jogo e já faço general de boca logo na primeira mandada,eu já ganhei, sem o outro jogador ter a chance de mandar tbm...

Unknown disse...

Gostaria de saber se já marquei todas e falta apenas uma seguida pra mim e mesmo tentando as três vezes não consegui o que acontece fico sem marcar nada ou fico com zero não sei o que acontece me ajudem

aquário disse...

Alguém pode me tirar uma duvida, sobre o jogo de bozó, eu tinha general e 20 de quina e joguei a primeira mandada saiu três quina, mas eu não tinha quadrada e na segunda jogada saiu general eu posso marcar a quadrada, embora que na regra da quadrada fala independente de qualquer valor que seja.

.NiCk ToRi & TaYloR tOo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
.NiCk ToRi & TaYloR tOo disse...

Alguem sabe onde consigo comprar um copo? Moro nos estados unidos. obrigado!

Anônimo disse...

Olá eu fiz uma general na segunda tentativa mas ele estava cortado mas precisava de quadrada posso jogar apenas 1 dado e tentar desfazer o general ?

Sandro tavares disse...

Olá eu jogo bozo a 31 anos e conheço que general de boca e coringa mesmo se estiver torado ou já marcado o 40 a pessoa ganha o jogo não importa as condições que se encontra o jogo as outras pessoas não pode jogar mais pois o jogo e encerrado e que fez o coringa ou seja general de boca e matadora.

Unknown disse...

Tenho uma dúvida estávamos jogando eu já tinha general na primeira batida veio três números iguais na segunda batida veio os dois sendo assim um segundo general ,Como ainda me sobrava uma batida poderia pegar uma pedra e bater pra tentar vim uma pedra diferente pra poder transformada em quadrada ????

Ana disse...

Pessoal, vem vez de torar general, tora seguida! kkkkk >principiantes<

Unknown disse...

Boa noite,se já tenho general e não tenho quadra posso cortar um dado para usar na quadra?

Unknown disse...

QUANDO VC FAZ GENERAL DE BOCA VC MATA O JOGO COMO UM GOLDEN GOAL NAO INTERESSA SW VC TEM GENERAL IU NAO ELE E O CHEQUE MATE DO JOGO

morequinha disse...

Se eu tenho general...faco quadrada de trinca mais tento tirar mais um três e não vem....eu perco minha quadrada?

Master bozo disse...

Alguém sabe se a regra de fazer 3 generais na mesma partida também declara vitória imediata?

Postar um comentário