A bisca é um jogo muito popular na Espanha, na qual são jogados com 2,3 ou 4 participantes. Este jogo é bem parecido com o truco, mas existem algumas regras diferentes, o mesmo também joga-se com um baralho (inglês) de 40 cartas [retirando-se apenas os 8s, 9s e 10s].
Na bisca é aconselhável jogar de 2 ou 4 participantes, pois se jogar à 3 participantes, sempre sobrará uma carta na mesa, e esta ninguém poderá pegar. Quando jogado à 3 pessoas, a carta que sobrar na mesa sempre será o vira, pois a mesma será a ultima. Lembrando, que quando essa carta, for por exemplo uma bisca ou um trunfo muito alto, os jogadores perdem a chance de adquiri-la, pois a mesma não da para dividir por três pessoas. Já com 2 ou 4 jogadores, não sobrará cartas na mesa. Quando jogado à 4 participantes o jogo deverá ser de duplas (os jogadores também não poderão cantar jogo, somente passar sinal: O sinal fica a critério da dupla, escolher).
Na bisca são distribuídas 3 cartas a cada jogador, distribuindo-se de uma-à-uma, logo depois é dado o vira (o vira é a carta que irá definir o trunfo-o trunfo é definido pelo naip da carta virada. Ou seja, se o vira for por exemplo um 9 de copas, o trunfo será todas as outras cartas de copas), que por sinal o vira ficará em baixo do baralho no centro da mesa, sendo a ultima carta. Depois o jogo prossegui com o primeiro jogador a esquerda de quem deu as cartas, pois o jogo corre sentido horário. O mesmo deverá jogar sua carta na mesa, e em seguida o segundo jogador, e assim se segue até que todos tenham jogado suas cartas na mesa. Depois é verificado quem tem a maior carta, por exemplo: Se o primeiro jogador jogar um AZ, o segundo jogar um 3, o terceiro jogar um 5 e o quarto jogar um trunfo; ganha quem jogou o trunfo, pois o trunfo é a maior carta. Mas lembrando que existe trunfo maior que o outro. A sequência da maior carta para a menor é: AZ-3-K-J-Q-7-6-5-4-2, mas no lugar do três também pode ser o 7, pois existem pessoas que jogam com o três e outras que jogam com o 7. Mas na bisca as cartas que valem pontos são somente os: AZ-3OU7-K-J-Q. Para as seguintes cartas é dado os seguintes valores: [AZ=11Pontos]-[3OU7=10Pontos]-[K=4Pontos]-[J=3Pontos]-[Q=2Pontos]. Na bisca a pontuação total é 120 pontos. Finalizado a primeira jogada, cada jogador terá ainda duas cartas em mão. Então cada jogador terá de puxar uma carta, sempre em sentido horário, começando pelo jogador que ganhou a ultima jogada. No jogo todos deverão estar com três cartas em mão até o final do jogo, por isso é necessário que todos puxem uma carta a cada final de partida. Lembrando aqueles que não sabem o que é bisca! Bisca são as maiores cartas do jogo, mas não se confundam com trunfo, as biscas do jogo são: Os azes e os três ou setes. Então o total de biscas são 8! As biscas são para facilitar na contagem. Por exemplo: Se você tiver quatro biscas, você logo de cara terá aproximadamente quarenta pontos, pois cada bisca vale em torno de 10 à 11 pontos dependendo da carta.  Ou se você tiver 6 biscas, você já ganhou o jogo, pois terá em torno de 62 pontos. Então se você e seu adversário tiverem a mesma quantia de bisca, é necessário contar os pontos menores para ver quem ganha. Na bisca quem ganha a partida, puxa as cartas para si, pois o objetivo do jogo é conseguir a maior quantidade de pontos possíveis. No final da jogada as duplas juntam suas cartas e contam  seus pontos, quem obter mais do que 60 pontos ganha. Quando houver um empate, deverá ser jogada uma nova partida para ver quem ganha. Quem ganhar leva o ponto da jogada atual e da anterior. Lembrando que os maiores trunfos e também as maiores cartas são os azes e os três ou setes.

MAIS DÚVIDAS MANDE-ME UM E-MAIL PARA: rafaelossuna95@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário